Hoje em dia, a maioria de nós vive exposto a uma grande quantidade de estímulos, os quais nem sempre podemos evitar. O excesso de preocupações no trabalho, nas relações afectivas, na família, nos afazeres domésticos, cria um ritmo mental acelerado e uma constante tensão emocional e física. Na nossa sociedade actual enfrentamos uma enorme pressão para ter sucesso material. Além disso, não costumamos dedicar tempo para realmente descansar ou simplesmente fazer as coisas que nos dão prazer. A prática da meditação pode criar um espaço de relaxamento, levando assim à paz interior.
Possíveis efeitos decorrente da prática da meditação:
Relaxamento Redução de ansiedade e stress Diminuição da tensão e dor muscular Melhoria da condição geral de saúde Ajuda no processo de auto-conhecimento Esclarecimento dos próprios sentimentos Cura emocional Promoção da criatividade Melhoria da concentração e da memória Aumento e melhoria de Auto-estima e Auto-confiança
A meditação reduz os níveis de stress e ansiedade, diminuindo ou mesmo fazendo desaparecer várias complicações de saúde (como hipertensão arterial, problemas digestivos, problemas cardíacos, etc). Nos casos em que a condição física da pessoa está extremamente debilitada, esta aprende a lidar de uma forma mais tranquila com a sua situação. A meditação pode mesmo ajudar a diminuir bastante os níveis de dor que a pessoa experimenta.
Mas o que é, afinal meditar? Meditar é estar no presente, atento e centrado apenas no presente, sem procurar recuperar o passado ou adiantar o futuro. É a contemplação do que se passa dentro de nós, alheado do que nos rodeia; ou guiado por outra pessoa, visualizando um determinado cenário que nos traz calma e segurança.
Não sendo exatamente originária de um povo ou região específica, a meditação desenvolveu-se em várias culturas diferentes, tendo florescido no Egito, Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e esta prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal num contexto não religioso.
O Dhammapada, antigo livro budista diz: "O que você é agora é o resultado do que você já foi. O que você será amanhã será o resultado do que você é agora. As consequências de uma mente má seguir-te-ão como a carreta segue o boi que o puxa. As consequências de uma mente purificada seguir-te-ão como tua própria sombra. Ninguém pode fazer mais por si que sua própria mente purificada - nem os pais, nem parentes, nem amigos, ninguém. Uma mente bem disciplinada traz felicidade".
A finalidade da meditação é a transformação pessoal. Ao tornarmo-nos profundamente conscientes dos nossos próprios pensamentos, palavras e actos, modificamos as nossas acções e reacções perante o exterior, pois tornamo-nos mais atentos aos resultados que a nossa Mente produz.
Com uma prática regular de meditação, passamos a ter mais noção dos pensamentos; o que significa que acabamos também por perceber a ligação entre o pensamento da Mente e as emoções que estes produzem.
Facilitador de Meditação: Armando Leal
Pré-requisitos: Nenhuns. Aberto a todas as pessoas a partir dos 14 anos de idade.
Aconselhado trazer: - Roupa confortável (preferencialmente fato de treino ou semelhante), com o mínimo de acessórios possível; - Meias grossas, pois ficaremos sem calçado.